POR QUE O ROTEIRO PERSONALIZADO PODE FAZER A DIFERENÇA NO MEU EVENTO?

Se você está pensando em contratar algo diferente e criativo para seu evento empresarial, o stand-up corporativo pode ser uma boa opção. Porém, apenas o stand-up pode ser pouco para realmente encantar o público.

Eu diria que você pode trabalhar com 4 níveis de encantamento:

  1. Stand-up comum – legal, vai divertir o público, mas pode ficar algo muito IMPESSOAL. Muito provavelmente não irá ficar marcado na memória do seu público. E corre o risco de parecer “deslocado” do evento, não se encaixar na proposta. Eu mesmo nem faço normalmente esse trabalho.
  2. Stand-up corporativo – encaixa-se melhor e, se BEM TRABALHADO, já pode encantar seu público.
  3. Stand-up corporativo+jogos interativos – com certeza irá encantar seu público e fará com que seu público SINTA-SE PARTE da atração, sinta-se mais próximo do comediante e criando junto com ele, dando sensação de TRABALHO EM EQUIPE, criação coletiva, pertencimento.
  4. Stand-up corporativo+jogos interativos+texto específico – Contratando esse pacote, você irá atingir o GRAU MÁXIMO DE SATISFAÇÃO. O público se divertirá, as piadas estarão todas dentro do contexto do ambiente de trabalho, eles se sentirão INCLUÍDOS, como uma engrenagem do evento e o texto específico fará com que eles sintam-se especiais. Isso os fará saber que algo foi produzido ESPECIALMENTE para eles e a sensação de exclusividade é algo que o ser humano preza muito.

Para você ter uma ideia de o quanto a exclusividade é algo importante em nossa sociedade, existem pessoas que PAGAM CARO para famosos enviarem áudios de whatsapp apenas desejando “feliz aniversário” a elas. Sendo que, se pensarmos friamente, o famoso nem conhece a pessoa, não está realmente se importando com o bem-estar dela. Porém, o fato de ser algo personalizado, ele falar apenas O NOME da pessoa faz ela sentir-se especial.

E o contrário também é verdadeiro, o sentimento de “não-pertencimento” também é muito forte nas coisas não-personalizadas. Por acaso, Você já viu algum filme show de comédia em que todo mundo ria e só você estava pensando: “Não to entendendo nada” ou “Porque eles acham isso engraçado?”?  Então, isso acontece porque a comédia é algo extremamente pessoal. Assim como a música, o gosto de um pode ser muito diferente do gosto do outro. E quando você não se sente pertencente a algo, não se identifica com algo específico, você também não ri.

Dentro dos eventos corporativos, isso pode ser resolvido usando-se um texto personalizado. É claro que o preço de tudo é diretamente proporcional ao grau de personalização. Você não pode pagar o valor de um fusca e querer receber uma BMW, ou vice-versa.

QUE TIPO DE PERSONALIZAÇÃO EU POSSO TER?

NO FORMATO:

Poesia Engraçada – O formato poesia engraçada é um jeito bacana que eu criei de você divertir seus funcionários de maneira personalizada e leve.

Texto corrido – É o formato tradicional. Um texto de stand-up comedy com tema específico, passando as mensagens específicas definidas pelo organizador do evento.

NO CONTEÚDO – Exemplos de alguns eventos em que eu fiz textos específicos

Poesia sobre as características dos funcionários – A intenção é brincar com características singulares e jamais apontar defeitos. No evento para a empresa Neles, na reunião de briefing, foram passadas para mim as características de um colaborador: atrasado, egoísta e tem muitos filhos. Pensei: “Vamos brincar com a quantidade de filhos?” Porque isso não é um defeito, é uma escolha e a intenção nesse momento não é ofender, nem dar bronca em ninguém. Veja o vídeo clicando AQUI

Poesia de Dia dos Pais – Pegando as falas “características de pai”, os comportamentos mais comuns e algumas características singulares ao meu pai, criei uma poesia que brinca com tudo isso e termina com uma mensagem bonita, emotiva.

Veja o vídeo clicando AQUI

Hospital Alemão Oswaldo Cruz – Para essa empresa, trabalhamos com a criação de 3 temas diferentes: Segurança do Trabalho, Segurança do Paciente e Segurança Informação. Um texto bastante elaborado como esse exige mais tempo. Por isso, passamos 2 meses escrevendo e testando o material em bares e teatros antes do evento, para só depois validá-lo e apresentá-lo no evento em si, que foi uma “Semana da Qualidade” (como uma Semana Sipat). Veja o vídeo-trecho do material criado pra eles, clicando AQUI

I9psi – Em eventos planejados com mais antecedência, o cliente pode escolher exatamente o material a ser utilizado. Foi o caso do evento i9psi, um congresso de Psicologia, realizado em Florianópolis. Para o evento, além de adaptar as piadas pré-existentes, trabalhamos na criação do texto Novas Matérias da Escola

Domingues e Pinho Contabilidade – Por se tratar de um evento privê, um jantar em que o público presente eram apenas os 11 sócios da empresa e seus cônjuges, o material personalizado a eles foi “Como o presidente chama a cada um dos sócios da empresa”. Por ser algo beeeem específico, algumas vezes apenas comentar o que o presidente sempre diz já agradava a plateia.

E O MEU TEMA, SERÁ QUE ROLA CRIAR ALGO ESPECÍFICO?

Com certeza. É possível criar textos sobre inúmeros assuntos importantes da sua empresa.

Ex: Ética/Compliance, Motivacional, Trabalho em Equipe, Gestão do tempo, etc.

Exemplos de alguns textos de stand-up corporativo que já temos:

Vendas, Atendimento, Proatividade, Comunicação Interna, etc.

Gustavo Boleiro

Mestre de cerimônias, ator, palestrante e comediante.
Especialista em stand-up corporativo.

Links Úteis

Outras Publicações

Leia outras publicações do blog

Outras Publicações

Leia outras publicações do blog

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.