A IMPORTÂNCIA DO HUMOR SEM PALAVRÃO NO MEU EVENTO CORPORATIVO

Você está pensando em colocar algo para dar uma alegria e um brilho maior ao seu evento, de forma que não fique chato, entediante? Se esse é o seu caso, o stand-up corporativo/mestre de cerimônias divertido pode ser sua melhor escolha. Por vários motivos:

  1. O humor possibilita que você passe mensagens importantes através dele e, com humor, as pessoas retém melhor o conteúdo. Quem aqui não lembra dos professores da escola que eram mais engraçados?
  2. É uma atração memorável, que encanta, deixa as pessoas alegres, traz qualidade de vida
  3.  Pode ser personalizado (é possível pedir a criação de piadas específicas sobre a realidade da SUA empresa)
  4. Estrutura bem mais simples do que de uma banda, por exemplo.

Ok, você gosta da ideia, mas tem alguns medos. Isso é natural, afinal, muita gente diz que “stand-up é fazer piadas pesadas, humor negro, ofender as pessoas”. Isso não é verdade. As pessoas que dizem isso tem uma visão limitada e parcial do stand-up comedy. É como diz meu amigo comediante Rodrigo Marques “Stand-up é como música… algum tipo vai te agradar”. Assim como na música existem pessoas que tocam rock, samba, bolero, axé… na comédia também temos uma vasta variedade. Existem comediantes com texto mais putaria, existem comediantes com texto pesado (piadas ofensivas), existem comediantes focados no público nerd, existe até um comediante focado em professores (Diogo Almeida), existem comediantes que fazem Humor inteligente, mais elaborado, enfim… Portanto, tem pra todos os gostos. Ou seja, impossível não encontrar algum que seja do seu agrado. Eu, pelo menos, não conheço ninguém que diz “Eu não gosto de música”. E acredito que com humor seja da mesma forma.

TÁ, MAS HUMOR CABE EM EVENTO CORPORATIVO?

É claro. Mais do que isso, ele é NECESSÁRIO, pra não ficar monótono. Porém, no caso do ambiente corporativo, na maioria das vezes, existe uma necessidade de usar um TEXTO LIMPO, sem palavrões, sem piadas depreciativas, enfim… é necessário todo um cuidado para que você, contratante, NÃO JOGUE SEU DINHEIRO FORA.

Sei de comediantes, FAMOSOS inclusive, que tiveram um péssimo desempenho, usando piadas machistas, sexistas e que desagradaram em eventos corporativos. Além disso, houve outros casos de comediantes ofenderem pessoas, pegarem pesado e até xingarem (tentando fazer piada, claro, sem sucesso) pessoas importantes como o PRESIDENTE DA EMPRESA.

O que determina se o comediante se encaixa no seu evento é o perfil de humor dele. Por exemplo, num evento de professores, o Diogo Almeida se daria muito bem, com certeza. O que não quer dizer que outros comediantes não funcionem para professores. O importante é alinhar o conteúdo e o tipo de humor ao perfil do público.

Acredito que tudo tem o seu lugar. O bar é um local em que piadas mais limpas nem sempre funcionam tão bem. As pessoas estão bebendo, com seus amigos, é totalmente cabível ao ambiente algumas piadas de putaria. E existem comediantes que focam sua carreira até mesmo basicamente em humor negro e tem muito sucesso na área, como no caso do comediante Léo Lins, do The Noite no SBT. E nada de errado nisso. Uns gostam de ópera, outros de bolero, outros de pagode, enfim… o importante é analisar e escolher o profissional que realmente se encaixe no seu tipo de evento.

POSSO CONTRATAR UM COMEDIANTE “NORMAL” E PEDIR PARA QUE ELE ADAPTE O TEXTO?

Claro. Porém, entenda que adaptar texto nunca é fácil. Uma piada que nasceu para ser falada de certa forma e muda, normalmente perde 60% da graça. Nunca vai ter a mesma graça você dizer “Eu amo Nutella. Por mim, eu passo Nutella no meu corpo inteiro e…”. Esse é um início de piada que ficaria péssimo na TV, onde não se pode falar marca. Imagine a piada adaptada: “Eu amo creme de avelã com cacau e leite. Por mim, eu passo creme de avelã com cacau e leite no meu corpo inteiro…” Horrível, né?! Acho que deu pra você ter uma noção.

Um texto de humor é uma obra de arte. E se ela foi concebida pra ser de tal forma, se você mudar, censurar algo, com certeza, não vai ficar tão bom.

Existem exceções? Sim, tem comediantes que fazem isso magistralmente, como o Paulinho Gogó, na Praça é Nossa. Ele troca todos os termos de putaria por expressões que dão a entender e as piadas funcionam até melhor. Claro que, num evento corporativo, o tema “sexual”, mesmo que disfarçado, muitas vezes não é bem-vindo.

COMO TER CERTEZA QUE ESTOU CONTRATANDO A PESSOA CERTA?

1 – Especificidade de tema – para um evento CORPORATIVO, é melhor você contratar um comediante… adivinhe… corporativo. Alguém que já fale sobre trabalho, que foque sua carreira em divertir esse tipo de público nesse tipo de ambiente.

2 – Experiência – veja se o comediante possui anos e anos de carreira, quais as empresas já o contrataram, quais os feedbacks desses contratantes, etc.

3 – Criação de roteiro personalizado – Como encantar mais: esse é um plus, mas você pode encantar muito mais os seus colaboradores se você tiver um comediante que tenha a sensibilidade e o zelo de pegar características dos seus funcionários ou de temas do seu nicho e montar um roteiro específico, SÓ PRA SUA EMPRESA.

4 – Organização da estrutura – Uma boa estrutura evita que você tenha surpresas indesejadas. Nenhum profissional incrível consegue fazer milagres sem uma boa estrutura. Se o seu evento for online, leia esse texto AQUI. E se quiser mais dicas de estrutura, clique AQUI.

VENDENDO MEU PEIXE:

Eu sou o humorista Gustavo Boleiro. Sou comediante stand-up há 10 anos e especializado em eventos corporativos (sem palavrão). Faço Mestre de Cerimônias/Apresentador de eventos, stand-up corporativo e através dos jogos de improviso interativos (mesmo online), tenho feito esse trabalho de manter as equipes engajadas e motivadas com o humor.

Além disso, trabalho com criação de roteiro personalizado para a sua empresa, o que torna cada apresentação única e especial.

Ideal para: Confraternização de fim de ano, convenção de vendas, semana SIPAT, etc.

Veja meus vídeos neste site mesmo www.gustavoboleiro.com.br, na seção… adivinha… “Vídeos”. Loucura, né?! Haha

Mesmo que não me contrate, espero ter ajudado você a entender a importância de ter um bom planejamento para que seu evento realmente seja inesquecível! Boa sorte

Gustavo Boleiro

Mestre de cerimônias, ator, palestrante e comediante.
Especialista em stand-up corporativo.

Links Úteis

Outras Publicações

Leia outras publicações do blog

Outras Publicações

Leia outras publicações do blog

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.