COMO ORGANIZAR UM EVENTO ONLINE

Para criar um evento online, mais importante do que simplesmente pensar em apenas na programação/atrações do evento (Ex: palestras, seminários, shows de stand-up), é preocupar-se com vários fatores. Por isso, eu elenquei aqui algumas das principais dúvidas que os organizadores de eventos online tem.

QUAL A DURAÇÃO IDEAL?

30 a 40 minutos – o mais indicado para cada palestra/apresentação

E a duração total do evento indicada, em geral, deve ser menor que a duração de um evento presencial, porque as pessoas estando em casa de quarentena, trabalhando home office, mais coisas podem levar à distração, como filhos, conjugê ou outros afazeres domésticos.

APLICATIVOS INDICADOS:

Zoom, Teams, Meet, entre outros.

O QUE EU PRECISO DE ESTRUTURA?

Apesar de, normalmente, ser mais barato do que um evento ao vivo, um evento online (seja ele uma confraternização de empresa, uma SIPAT, uma festa de final de ano, etc) requere cuidados como:

– testar a conexão do palestrante e de todas as outras pessoas que vão, em algum momento, falar durante aquela reunião. (sempre ANTES do dia do evento, para conseguir consertar ainda, caso algo dê errado no dia do ensaio).

– confirmar o formato exato (vertical ou horizontal) em que será apresentado o evento caso esteja utilizando o celular para a transmissão. É muito chato o palestrante ficar deslocado, tentando arrumar um jeito certo pra apoiar o celular DURANTE a apresentação.

– Além disso, checar outros atributos que por acaso sejam necessários, como slides de powerpoint ou quadro de fundo, iluminação específica, etc, são essenciais.

COMO NÃO PERDER A ATENÇÃO DA PLATEIA ENTRE AS PALESTRAS?

Não deixe a peteca cair. É importante ter um Mestre de Cerimônias (contratado ou mesmo de dentro da empresa), para que “costure” as apresentações de maneira dinâmica. As vantagens de contratar um profissional de comédia, alguém especializado em apresentações, é que essa pessoa já possui toda expertise de manter acesa a chama de uma plateia o tempo todo. Ps: É importante que o Mestre de Cerimônias se contextualize totalmente, faça uma reunião de briefing, conhecendo profundamente o perfil de seu público.

Levar em conta (na hora de contratar) a habilidade, experiência e prática do mestre de cerimônias contratado, tanto com eventos corporativos presenciais quanto online.

COMO FAZER EVENTOS CORPORATIVOS CRIATIVOS E NÃO CHATOS E ENTEDIANTES?

Uma boa ideia pode ser colocar uma atração, quem sabe um comediante. E mais importante do que simplesmente “contar as piadas”, é importante que o comediante  interaja com as pessoas participantes do evento. Por quê? Porque, em tempos de isolamento, o que mais nós seres humanos necessitamos é sentir que somos ouvidos, sentir que fazemos parte de uma mesma organização, temos um sentimento de comunidade, de COMPARTILHAMENTO. É a busca por não estar sozinho e sim estar próximo, mesmo estando longe.

Por isso que não acho tão legal uma “live musical”, por exemplo, porque, apesar de animar, ela não gera esse sentimento de pertencimento a um mesmo propósito, por não ser interativa. Cada um “curte sozinho”.

Ps: No caso da escolha de um comediante, é importante que haja alguns áudios abertos (para captar as risadas do público, pois humor sem risadas é beeem complicado). Para isso, a produção deve cuidar, para que as pessoas com o áudio aberto não sejam pessoas que tem prováveis interrupções externas e barulhos acontecendo a todo momento (Cachorro latindo, carros passando, filhos bagunçando, etc)

OUTRAS ATIVIDADES PARA EVENTOS CORPORATIVOS: outra ideia bacana é propor dinâmicas que as pessoas se juntem em pequenas salas de chat online para realizar atividades coletivas, discutir coisas específicas, elaborar projetos. Isso mantém sua equipe engajada, reforça a amizade e o espírito de grupo, além de trabalhar a liderança de alguns membros.

VENDENDO MEU PEIXE:

Sou comediante stand-up há 10 anos e especializado em eventos corporativos (sem palavrão). Faço Mestre de Cerimônias/Apresentador de eventos, stand-up corporativo e através dos jogos de improviso interativos (mesmo online), tenho feito esse trabalho de manter as equipes engajadas e motivadas com o humor.

Além disso, trabalho com criação de roteiro personalizado para a sua empresa, o que torna cada apresentação única e especial.

Ideal para: Confraternização de fim de ano, convenção de vendas, semana SIPAT, etc.

Veja meus vídeos neste site mesmo www.gustavoboleiro.com.br, na seção… adivinha… “Vídeos”. Loucura, né?! Haha

Mesmo que não me contrate, espero ter ajudado você a entender a importância de ter um bom planejamento para que seu evento realmente seja inesquecível! Boa sorte

Gustavo Boleiro

Mestre de cerimônias, ator, palestrante e comediante.
Especialista em stand-up corporativo.

Links Úteis

Outras Publicações

Leia outras publicações do blog

Outras Publicações

Leia outras publicações do blog

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.